Buscar
  • Igor Kondrasovas

Software CAM para Corte de Chapas


A programação de máquina CNC (Controle Numérico Computadorizado) como oxicorte, plasma, laser, entre outras, pode ser feita com o uso de software CAM (Manufatura Auxiliada por Computador) para corte de chapas específicos. Já no corte de peças retangulares, a programação poder ser ainda mais simplificada.

Apesar de existirem variações de funcionalidade e recursos entre sistemas CAM, todos desempenham as seguintes tarefas:

  1. Interpretar a geometria das peças, geralmente feitas em um software CAD e que são importadas pelo CAM, através de arquivos .DXF, STEP ou outros formatos proprietários;

  2. Definir a trajetória ou caminho da ferramenta de corte. Este processo pode ser feito manualmente, pelo usuário do sistema CAM ou de forma automatizada. Esta etapa é crítica, pois deve levar em conta a ferramenta de corte, o material que será utilizado e o processo em questão, como oxicorte, plasma, laser, jato d'água, guilhotina, entre outros.

  3. Gerar o comando da máquina (Código G) no dialeto correto do comando de máquina. Esta etapa geralmente é feita com o uso de pós-processadores.

Peças retangulares

Apesar da popularidade das máquinas CNC, que permitem cortar chapas em geometrias complexas (sequencia de arcos e retas) é muito comum que estas peças sejam primeiramente cortadas na forma retangular e posteriormente trabalhadas individualmente.

Em casos como este, um software CAM para cortes de chapas exclusivo para peças retangulares pode ser uma ótima alternativa, pois facilita a programação da máquina.

Assim, não será preciso manter arquivos de CAD com peças retangulares, e sim listas de peças contendo as dimensões (largura e comprimento).

A figura a seguir mostra um exemplo de lista de peças retangulares que deverão ser cortadas através de um sistema de otimização de cortes.

Plano de Corte Otimizado

O desperdício é um custo que deve ser eliminado. Ao se adquirir um software CAM para corte de chapas é indispensável que ele faça a otimização do corte, assim você terá a certeza de que cortou o maior número de peças daquele material e que também reduziu a quantidade de cortes ao mínimo necessário.

Sistemas CAM sem otimizador

Para software CAM que não possui recursos de otimização, é possível fazer os planos de corte, também conhecido como nesting, em um outro software e depois exportar o arquivo .DXF com o plano de corte para o software CAM e realizar o corte de chapas.

Obviamente soluções integradas são preferíveis, para economizar tempo e evitar erros.

#Otimizador #CAD #softwareCAM