top of page
Buscar
  • Foto do escritorIgor Kondrasovas

Importar do Excel


Se existe algo em comum entre os aplicativos para aumentar a produtividade, ela é a capacidade de conversar com planilha do Excel.

Muitos dos nossos clientes organizam o dia a dia da produção com o Excel. Mesmo quando tem um sistema de gestão integrado (ERP), acabam utilizando o Excel para situações esporádicas.

O Otimize Nesting entende que nenhum software deve ser uma ilha e por isso nós apoiamos qualquer iniciativa de troca de informações entre sistemas, afim de poupar trabalho do utilizador e tornar tudo mais ágil.

Para fazermos o planejamento e a programação do corte de chapas, a tarefa que consome mais tempo é a entrada das informações das peças, como largura, comprimento, quantidade, etc.

Quando estas informações não existem em nenhum documento eletrônico ou sistema, não tem jeito mesmo. Tem que fazer a digitação manual. Caso contrário, poderá utilizar o recurso de importação de arquivos do Otimize Nesting.

Modelo de Planilha

Você pode baixar o modelo de planilha no link a seguir que deixamos pronto para você começar e utilizar como base para suas futuras planilhas. Sugerimos começar fazendo um teste e importar a planilha como ela está. Sem alterações.


modeloListaPecas
.csv
Download CSV • 353B

Depois, você pode modificar esta planilha ou criar as suas próprias, lembrando sempre que os títulos das colunas devem ser removidos.

Caso utilize o modelo de planilha, vá direto para a Etapa 2.

Etapa 1: Criar o Arquivo com a Lista de Peças

Você precisa preparar uma planilha Excel com as colunas necessárias para que o Otimize Nesting possa interpretar as informações corretamente:

Modelo Planilha Excel

Está planilha é bastante simples, e cada coluna deve conter:

  • Coluna A: Descrição da peça (se preferir, pode deixar em branco);

  • Coluna B: Largura da peça;

  • Coluna C: Comprimento da peça;

  • Coluna D: Quantidade de repetições desta peça (quantas você quer fabricar);

  • Coluna E: Material que a peça é feita;

  • Coluna F: Indica se este material possui veio ou não. Deixe "1" para veio ou "0" para material liso;

  • Coluna G: Indica se existe acabamento (fita de borda por exemplo) no lado superior peça. Deixe "1" se tiver acabamento, senão deixe "0";

  • Coluna H: Idem a coluna G, mas para o lado direito da peça;

  • Coluna I: Idem a coluna G, mas para o lado inferior da peça;

  • Coluna J: Idem a coluna G, mas para o lado esquerdo da peça;

Quando a planilha estiver pronta, você deverá salvá-la no formato .CSV, que nada mais é do que um arquivo texto contendo os valores separados por algum caractere, como o ponto e vírgula (;) por exemplo.

Para fazer isto, basta clicar em Arquivo->Salvar Como e o Excel irá exibir a tela para que você especifique o nome e o local do arquivo. Nesta mesma tela você deverá especificar o tipo CSV.

DICA: Depois de ter feito a primeira planilha, salve-a como modelo no seu computador para usar futuramente.

Etapa 2: Importar arquivo no Otimize Nesting

Passo 1: Inicie o Otimize Nesting e crie uma nova ordem de produção;

Passo 2: Selecione a opção Importar->CSV, conforme imagem a seguir:

Passo 3: Selecione o arquivo que você salvou na etapa 1 ou o modelo que baixou. O Otimize Nesting mostrará o conteúdo do arquivo, conforme a imagem a seguir:

Importar lista do Excel

Verifique se tudo está OK e clique no botão "importar". Se não quiser importar uma determinada linha, basta desmarcá-la na coluna "Selecionar". Ela será ignorada durante a importação.

Passo 4: Quando a importação estiver concluída, basta retornar a janela anterior, clicando na seta "voltar" localizada no canto superior esquerdo da tela.

Arquivos CSV Podem não ser Compatíveis

Apesar do padrão de arquivo .CSV ser chamado de "valores separados por vírgula", dependendo das configurações de idioma do seu computador, outros caracteres podem ser utilizados. Ponto e vírgula e tabulações são alguns exemplos.

Se isto ocorrer você vai perceber que todas as informações do arquivo ficam agrupadas em uma única coluna e a importação não funciona.

Para corrigir o problema, basta utilizar a caixa de seleção "separador" localizada na parte superior da tela do Otimize Nesting e escolher o caractere correto. Depois clique no botão "atualizar" para que sua alterações tenham efeito.

Linha de Cabeçalho Deve Ser Ignorada

Pode acontecer do arquivo CSV conter uma linha dedicada ao cabeçalho das colunas, com os textos "Descrição", "Largura" etc. Esta informação deve ser ignorada antes de importar o arquivo.

Ajude-nos!

Compartilhe este artigo para seus amigos por email ou nas redes sociais. Ficaremos muito gratos!

bottom of page