top of page
Buscar
  • Foto do escritorIgor Kondrasovas

Reduzir, reutilizar e reciclar. Onde menos é mais


Você provavelmente já deve ter ouvido falar dos 3Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) no que diz respeito a gestão dos resíduos sólidos.

Fazendo o plano de corte das chapas e painéis, você estará ajudando a empresa a contribuir para o mais importante dos 3 "R", o Reduzir.

O Brasil já tem uma Política Nacional de Gestão de Resíduos Sólidos (PNRS), com o objetivo de ajudar o país nos avanços de soluções para os problemas ambientais.

Reduzir a quantidade de resíduos é a porta de entrada para que, fabricantes, indústrias e prestadores de serviço possam dar sua contribuição.

Mas ainda existe um outro motivador infalível: a economia financeira.

Imagine que com um otimizador de plano de corte, você precisa comprar menos chapas, pois cada uma é utilizada ao seu máximo, sem erros nem desperdício.

Automaticamente, você precisa transportar menos material do seu distribuidor até a empresa (reduzindo no combustível e no frete).

Menos material significa menos movimentação de chapas dentro da empresa, pois tudo está otimizado.

Descartar as sobras geradas após o corte também é um custo. Mesmo que você tenha algum tipo de retorno financeiro sobre a venda da sucata, nunca será tão bom quanto a matéria-prima nova.

Este é mais um caso onde menos é mais.

Existem alguns portais na internet com artigos e notícias sobre a gestão dos resíduos sólidos, como o Portal Resíduos Sólidos, o Forum Internacional de Resíduos Sólidos, Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos entre outras.

O que posso fazer?

Nós acreditamos que é possível reduzir a quantidade de sobras durante o processo de corte, evitando que a chapa seja utilizada "pela metade".

Fazendo o agrupamento de pedidos ou um estoque mínimo de peças, é possível fazer com que ao retirarmos uma chapa nova do estoque, ela seja consumida ao máximo.

Você acredita que faz o melhor uso da matéria prima? Isto é uma opinião ou possui ferramentas de auxilio?

Deixe seu depoimento.

bottom of page