top of page
Buscar
  • Foto do escritorIgor Kondrasovas

Móveis planejados


Existem diversos programas e sistemas para auxiliar o projeto de móveis planejados para cozinha, armários, quartos, etc.

Muitos deles são dedicados ao projeto do ambiente e disposição dos móveis, para que o projetista possa mostrar o seu trabalho com o máximo de realismo possível. Este realismo ajuda na comercialização e evitar futuros problemas no entendimento daquilo que deve ser feito.

Mas o projetista, em um fase mais avançada do processo de venda, precisa elaborar orçamentos e estimar os custos dos materiais para formar o preço final. Estes custos incluem as chapas, fitas de borda, quantidade de cortes de chapa, ferragens, entre outros.

Neste momento, a única forma do projetista ter acesso a estas informações é contactar o marceneiro ou um prestador de serviço de corte, furação e colocação de fita de borda.

O problema é que esta estimativa é trabalhosa e a resposta pode demorar muito tempo. Nos tempos de forte concorrência e contenção de custos, entregar um orçamento preciso e rapidamente pode fazer a diferença entre uma venda bem sucedida ou um tempo desperdiçado.

Plano de corte para projetistas

Quando criamos o nosso software de planejamento de cortes, imaginávamos que apenas marceneiros ou prestadores de serviço iriam utilizá-lo, mas com o tempo fomos percebendo que muitos projetistas contratam o Otimize Nesting mesmo sem ter um único equipamento de corte na empresa.

A imagem a seguir mostra um exemplo de resumo, contendo os principais custos, calculados automaticamente, dispensando contas e chances de erros.

Orçamento Plano de Corte

Para orçar um projeto rapidamente, o projetista precisa ter uma ferramenta que ele mesmo possa utilizar para fazer o cálculo automático da quantidade de chapas, cortes, fitas de borda e outros itens, sem depender de terceiros como revendas ou distribuidores de material.

Acompanhar o trabalho de corte

Um vez que o projeto estiver aprovado, uma nova vantagem para o projetista aparece: Ele já possui o plano de corte feito e ao contratar o serviço de corte ou enviar o projeto para execução ao seu marceneiro, já adianta grande parte do trabalho, pois os planos de corte estarão prontos e não haverá surpresas com relação a quantidade de material utilizado.

Importar projeto de sistemas específicos

A maioria dos sistemas para ambientes planejados e modulados como SketchUp, Promob e AutoCAD etc. possui a capacidade de exportar a lista de peças do projeto para formatos aceitos em outros programas de computador, como o Excel, arquivos formatos texto, CSV ou XML.

A grande vantagem neste caso é que não será necessário digitar as informações das peças novamente, tornando o trabalho muito mais rápido.

bottom of page