top of page
Buscar
  • Foto do escritorIgor Kondrasovas

O que é Arquivo DXF?


Os arquivos DXF são os mais comuns na troca de desenhos e projetos de peças para serem utilizadas em softwares de CAM e máquinas de corte automáticas. São populares porque promovem a troca aberta destes arquivos entre programas desenvolvidos por diferentes empresas.

Saiba para quer servem, como gravar e ler arquivos deste formato.

Arquivo DXF

Programas CAD

De uma forma geral, cada programa CAD salva os projetos em arquivos utilizando um formato próprio. Dentre os padrões mais comuns estão os formatos DWG, CDR, AI, EPS, DGN, DFT, PSM entre outros.

Se cada fabricante de software CAD utiliza seu próprio padrão, como seria possível abrir um arquivo utilizando o CAD X que foi criado originalmente em um programa CAD Y?

Conversão de arquivos

Uma das soluções para este problema da troca de arquivos entre programas é utilizar "programas de conversão" do sistema X para o sistema Y, mas existem alguns problemas com esta abordagem.

Imagine por exemplo que você desenvolve os projetos das suas peças no AutoCAD e que para a execução dos cortes utiliza diferentes fornecedores para o corte, dobre, usinagem e outros processos.

Cada um destes fornecedores pode ter um software de manufatura (CAM) diferente, mas precisam abrir o seu arquivo para produzir a peça feita do CAD. Então, qual formato você deve enviar? Será que o seu software de CAD é capaz de exportar as peças em todos os formatos que precisa?

Como você pode garantir que um sistema "converse" com o outro de maneira transparente? Como garantir interoperabilidade entre sistemas distintos?

Origem do DXF

Para resolver este problema de troca de arquivos entre programas e promover a chamada "interoperabilidade", a Autodesk introduziu em 1982 o padrão aberto DXF, como parte do AutoCAD 1.0. Com o objetivo de fornecer uma representação exata dos dados contidos nos arquivos do padrão proprietário da empresa, o DWG.

Assim, voltando ao exemplo anterior, bastaria enviar para seus fornecedores, os arquivos em formado DXF apenas, que eles poderiam abri-los em qualquer software CAD.

Com a criação deste padrão, atualmente a grande maioria dos softwares CAD é capaz de abrir e salvar aquivos DXF.

Como abrir e salvar arquivos DXF?

Arquivos que contém extensão .DXF tem sido aceitos e amplamente utilizados pela indústria e são suportados por diversos produtos, dentre eles a Autodesk AutoCAD, IMSI TurboCAD, SolidWorks eDrawings Viewer, Solid Edge, DWG2Image Converter, OpenOffice.org Draw, PowerCADD PowerDWG traslator, Microspot DWG Viewer, NeoOffice Draw, DataViz MacLink Plus entre outros.

Para você criar os seus próprios arquivos DXF, basta você utilizar alguns destes programas citados anteriormente, ou algum outro que você conheça. No momento de abrir o arquivo, você talvez tenha que selecionar o tipo de arquivo .DXF, conforme é exibido em destaque no exemplo a seguir, retirando do software Soli Edge 2D Drafting ST6.

Para salvar o seu projeto no formato DXF, o mesmo procedimento se aplica. Basta selecionar .DXF no tipo de arquivo e pronto!

Alguns programas aceitam salvar os projetos apenas no formato nativo. Para salvar em .DXF procure uma opção do tipo "Exportar" para poder fazer esta operação.

Outros formatos para interoperabilidade

O formato DXF foi criado para facilitar a troca de desenhos entre diversos CAD. Apesar de ser amplamente aceito, ele possui algumas limitações no que se refere a informações sobre o processo de engenharia do produto.

Como ele foi concebido para ser utilizado como um desenho, ele apenas traz informações geométricas e é "pobre" em relação as outros recursos necessários para a verdadeira integração da Manufatura.

Existem outros padrões como o STEP e IGES que são iniciativas para resolver este problema. Mas isto é assunto para outro artigo.

bottom of page