top of page
Buscar
  • Foto do escritorIgor Kondrasovas

Plano de Corte MDF


Economia de tempo, redução do desperdício e menor tempo de fabricação das peças. Estes são os benefícios que se tem ao utilizar um software otimizador de plano de corte para MDF ou outros tipos de chapas. Neste artigo vamos falar como as micro e pequenas empresas podem se beneficiar de um software de planejamento de corte.

É inegável a popularidade do MDF para a indústria de móveis, decoração, construção, identificação visual, stands, etc. Sendo conhecido mundialmente por ser ecologicamente correto e por ter sua composição homogênea tanto na superfície quanto no interior, oferece resistência, estabilidade, proporcionando um excelente acabamento.

Mas não é apenas o MDF que se beneficia dos sistemas de planejamento de corte. Qualquer chapa ou painel plano ao ser cortado deve seguir um plano de corte para que se faça o melhor uso do material e se reduza a quantidade de operações. Em tempos de manufatura enxuta, qualquer desperdício deve ser eliminado.

A imagem a seguir mostra um exemplo de plano de corte para uma chapa, que será cortada com uma serra ou guilhotina. Observe que todos os cortes são realizados de uma extremidade a outra da chapa cortada. Por isso o plano de corte deve conhecer qual o processo será utilizado (serra, guilhotina, oxicorte, laser, plasma, etc).

Plano de Corte MDF

Micro e Pequenas Empresas

Engana-se quem acredita que o uso de um software de planos de corte é coisa exclusiva de grandes empresas, com centros de corte, sistemas avançados e células robotizadas.

Outro engano é achar que um otimizador de corte se aplica apenas a produção seriada. Na verdade, você verá que o grande poder destes sistemas é para peças com grande variedade de tamanhos e quantidades. Ou seja, ideal para uso em marcenarias e fábricas de móveis modulares e planejados.

Mesmo que a empresa não utilize qualquer sistema especifico para o seu dia a dia, poderia se beneficiar imediatamente com o uso de um software otimizador.

Resolve um Problema de Verdade

O software de plano de corte resolve um problema real, de ordem prática do dia a dia das empresas que fazem o corte de materiais planos. Ele responde a pergunta:

"Qual a melhor sequência de cortes para eu produzir estas peças com o mínimo de retalhos?"

Todos os dias, alguém precisa decidir como cada painel de mdf será cortado. Sem o suporte de um software otimizador, cada operador fará a sequencia de forma diferente, com graus de aproveitamento diferentes.

Mas do ponto de vista de gestão da empresa, como você pode estimar o custo em um projeto se você não consegue nem calcular quanto material de mdf vai utilizar?

Dos Orçamentos até a Produção

Nós acreditamos que um sistema de planejamento de corte deve estar disponível para quem faz orçamentos, para quem compra material, para quem controla a produção e para quem faz a operação das máquinas. Cada pessoa observa o plano de corte sobre a sua ótica, obtendo as informações que precisa.

Ordem de Produção - Remsumo

Quem faz os orçamentos precisa saber quantas chapas serão utilizadas no projeto, qual a quantidade de cortes realizados, metros de fitas de borda e outras informações para formar preço.

O responsável pela compra o material precisa saber apenas quantas chapas são necessárias. Se a empresa terceiriza o serviço de corte, então também pode ser necessário os planos de corte para documentar e mostrar que o material pode ser cortado daquela forma.

Já o operador da serra, precisa ver o diagrama do corte, indicando a posição e sequencia de cada corte a ser executado. Nesta etapa se percebe uma grande mudança no dia a dia da empresa, pois acaba o quebra-cabeça de como tentar evitar os retalhos. Basta seguir o desenho.

5 Dicas para o Corte de Chapa com Economia

Desenvolvemos um guia com algumas dicas importantes para quem corta mdf ou outros materiais planos como aglomerado, OSB, fórmica etc.

Neste guia, falamos sobre o ajuste de espessura dor corte, veio dos materiais, unidades de medida, agrupamento de pedidos e até importação do Excel. Tudo para acelerar o seu trabalho e ajudar você a poupar tempo. Clique aqui para ler o artigo.

bottom of page