top of page
Buscar
  • Foto do escritorIgor Kondrasovas

Tapetes Sob Medida


Para as empresas que possuem estrutura dedicada a fabricação de tapetes sob medida, gerenciar as encomendas e garantir que a programação dos cortes seja eficiente requer alguma organização. Existem ferramentas tecnológicas para ajudar neste trabalho.

Geralmente os tapetes são fornecidos em rolos com um determinado comprimento, por exemplo 25 metros e algumas larguras, por exemplo 3 metros e 4 metros.

A pergunta que surge na etapa de corte é:

De que largura deve ser o rolo utilizado para cortar estas peças, de forma a ter o mínimo de retalhos e sobras? o de 3 metros ou o de 4 metros?

Este problema é comum para qualquer empresa que faça corte de medidas especiais, seja tapete, madeira, vidro, acrílico, metais, etc.

Otimizador de Corte

Um otimizador de corte é um programa de computador que resolve este quebra cabeças para você, fazendo o melhor "encaixe" entre as peças, a fim de reduzir o consumo de material.

Quanto mais variações de medidas e quantidades, maiores serão as combinações e sequencias de corte possíveis. Para nós seres humanos este problema é muito difícil de resolver. Já para os computadores, é tudo uma questão de segundos.

Com base numa lista com as medidas especiais das peças que precisam ser cortadas, o otimizador analisa a geometria e quantidade de cada uma delas, juntamente com os diferentes tamanhos de rolos disponíveis e faz o trabalho pesado de encontrar o melhor sequenciamento dos cortes.

Escolha Automática dos Rolos

Alguns otimizadores possuem um recurso que permite cadastrar diferentes tamanhos de rolos (até mesmo retalhos de trabalhos anteriores) e deixar que o software encontre a melhor combinação de tamanhos para se produzir aquela determinada quantidade de peças.

O resultado pode ser o uso de apenas um dos materiais ou uma combinação de diferentes tamanhos de rolos, sempre levando em consideração a otimização dos tapetes.

bottom of page