top of page
Buscar
  • Foto do escritorIgor Kondrasovas

6 Mitos Sobre Software de Nesting


Nós criamos o Otimize Nesting para ser utilizado pelos micro e pequenos fabricantes, que precisam de uma ferramenta descomplicada, para uso diário, como uma calculadora de corte.

Muitos dos nossos clientes não utilizam sistemas de gestão complexos e outras ferramentas de software. O que ele precisam é resolver o quebra-cabeças dos planos de corte de forma prática.

Este artigo serve para desmistificar algumas informações que as vezes chegam até nos e que vale a pena esclarecer:

1 - Preciso de um Software de Gestão

Você não precisa de qualquer outro software para utilizar um sistema otimizador de corte. O que você precisa é das informações das peças a serem cortadas (largura e comprimento), suas quantidades, acabamentos, materiais etc.

Obviamente, caso a a empresa tenha um sistema de gestão (ERP) pode se automatizar algumas tarefas, integrando os dois sistemas.

Alguns sistemas de gestão, em seus módulos de custos, tratam o uso das peças e chapas em peso (Kg). Isso não ajuda no problema do nesting, pois é preciso das dimensões tanto das peças quanto das chapas.

2 - Preciso de uma máquina CNC

Este é outro mito. Você pode fazer o corte das chapas utilizando um serra, guilhotina ou até mesmo manual. A diferença é que ao usar uma máquina CNC, você poder transmitir a sequencia de cortes automaticamente para a máquina.

Já em uma máquina convencional, você pode utilizar os relatórios dos planos de corte como uma orientação e guia para executar as operações.

A maioria das máquina convencionais realiza cortes retos e os planos de corte gerados devem ser factíveis de se serem produzidos na produção. Por exemplo, os cortes devem ser de "fora a fora" ou seja, de uma extremidade da chapa até a outra, em uma única operação. Este termo também é conhecido como "corte guilhotinado".

3 - Nesting Serve Apenas na Produção Seriada

Na verdade, a produção de peças sob medida é que tem maior benefício ao se utilizar um software de nesting.

Um plano de corte com peças sob medida tem maior diversidade e quantidade de peças, tendendo a produzir planos de corte com melhor aproveitamento da chapa.

Na produção sob medida, o tempo para orçamentos e produção é menor, por isso não se pode perder tempo em descobrir a melhor sequencia de corte. Um sistema otimizar é a ferramenta para resolver este problema.

No caso da produção seria, utiliza-se software de nesting apenas quando se troca as característica do produto ou lote, pois uma vez ajustado o layout de corte, ele é repetido sequencialmente.

4 - Preciso de um Software de Ambientes Planejados

Este também é um mito, assim como a necessidade de software de gestão. Inclusive muitos projetistas ao utilizar um software de ambiente planejados não se preocupam com o aspecto construtivo ou estrutural das peças e sim o estético, para poder mostrar ao cliente a "casa" externa do projeto.

Depois, ao transmitir estas informações ao marceneiro, é necessário refazer as dimensões das peças ou incluir novas para garantir que o projeto fique correto.

5 - Nesting Serve só para Produção

Apesar do uso mais frequente dos softwares de nesting ser para otimizar a programação da produção, um plano de corte pode ser útil para:

  • Fazer orçamentos e quotações rapidamente e sem erros;

  • Comprar a quantidade correta de chapas para o projeto;

  • Controlar os fornecedores de serviço de corte;

  • Documentar o projeto.

6 - Peças Feitas no CAD

Muitos processos de corte produzem apenas peças retangulares, como as serras seccionadoras, guilhotinas e máquinas convencionais. Até mesmo algumas máquinas oxicorte menos automatizadas só produzem peças retangulares.

Para estes casos, não vale a pena utilizar um software de nesting onde as peças devem ser introduzidas a partir de um software CAD (arquivo DFX ou DWG).

Nas peças retangulares, a geometria só possui largura e comprimento. Torna-se muito mais produtivo inserir estas duas informações de uma planilha Excel ou até mesmo manualmente.

Isso significa que você não precisa ter um arquivo CAD para poder fazer seus planos de corte.

bottom of page