top of page
Buscar
  • Foto do escritorIgor Kondrasovas

DXF AAMA e ASTM


O padrão DXF AAMA é um formato de arquivo desenvolvido pela Associação Americana de Fabricantes de Vestuário e Calçados, numa tentativa de resolver dificuldades em utilizar arquivos DXF. O formato DXF é o mais utilizado para troca de arquivos de projetos.

Padrão AAMA

Infelizmente os arquivos DXF não possuem em seu conteúdo unidades de medida, escalas e nem uma forma consistente de descrever o que precisa ser cortado, desenhado, furado, costurado, etc. Isso não o torna muito útil para formar uma padronagem correta.

Mas se o formato DXF AAMA for adotado, os arquivos podem conter padrões configurados de maneira a serem facilmente processados e utilizados em diversas operações da fabricação.

DXF ASTM

O formato DXF AAMA está sendo substituído pelo ASTM D6673, com o objetivo de normalizar o AAMA, que sofre de divergências na sua implementação.

Na maioria dos casos, um arquivo DXF AAMA pode não ser interpretado corretamente por um outro software que teoricamente seria compatível, mas que na prática possui alguns detalhes diferentes de interpretação dos dados.

Estrutura do DXF ASTM

Dentro de um arquivo DXF, a ASTM organizou as informações por funções em camadas (layers) separados e diferentes entidades como linhas, polilinhas, pontos, blocos e texto.

Cada arquivo ASTM contém:

  • Cabeçalho do arquivo DXF;

  • Entidades DXF. Na prática são as linhas, polilinhas, pontos, etc;

  • Camadas (layers) para separar as informações por tipo e função. São previstos 23 layers;

  • Estilos e textos comuns a todas as peças do padrão e que são colocadas apenas uma vez;

  • Peças do padrão. A ASTM utiliza blocos DXF, que contém informações gráficas e textuais, para definir uma peça. Um bloco para cada peça;

  • Anotações;

  • Instruções para processamento posterior como numeração, nesting, corte, etc.

Para mais detalhes e especificações técnicas sobre a norma ASTM (em inglês) e o padrão AAMA (em inglês) devem ser consultados para se aprofundar nos detalhes relativos a interpretação deste desenhos DXF.

Se quiser ver mais informações sobre este tema, deixe seu comentário.

bottom of page