top of page
Buscar
  • Foto do escritorIgor Kondrasovas

Microsoft Surface Studio e a Cartada da Criatividade


Nesta quarta-feira, a Microsoft fez 3 grandes revelações ao público: Surface Studio, Surface Book e os novos recursos para o Windows 10.

Microsoft e a Cartada da Criatividade

Eu percebi nos últimos anos observando os eventos da Microsoft, uma dificuldade em seu discurso para se posicionar. Alternando entre uma empresa de produtividade para empresas com uma empresa de serviços e dispositivos ao mesmo tempo não querendo deixar o mercado de alto consumo de lado.

Penso que esta incerteza de posicionamento é bastante complicada porque as pessoas não querem trocar de dispositivo ou de tecnologia ora quando estão no trabalho ora em suas casas.

Nós trazemos o trabalho para casa e levamos temas pessoais para o trabalho, não tem como separar este dois mundos. E eu acho que isso vai acontecer com mais e mais pessoas, cada dia que passa.

Eis que durante o evento desta semana, a Microsoft puxou da manga a próxima atualização do Windows 10 (prevista para 2017). Chamada de "Creators Update" mostrando um novo posicionamento da empresa em apoiar com dispositivos e software os os criadores e criativos.

Produtos para consumo e de produtividade geralmente não andam bem em conjunto. Mas consumo e criatividade sim! Me parece que será mais fácil transmitir este conceito que atravessa as fronteiras dos "mundos" de empresas e consumidores.

Afinal, as empresas são formadas por pessoas e seja em casa ou no trabalho nós queremos criar coisas únicas ou momentos únicos. Fazer coisas novas e potencializar aquilo que queremos fazer.

Surface Studio

O Surface Studio, um PC desktop tipo all-in-one disponível a partir de USD 2999,00 nos EUA foi criado para profissionais de criação e consumidores com grandes carteiras.

Com uma tela de 28 polegadas, a tela pode ser movida para baixo para melhor utilização ao toque, a caneta ou ao novo dispositivo chamado "Dial", que pode ser colocado sobre a tela do Surface e serve como um dispositivo alternativo para tarefas como fazer zoom ou rolar a tela.

Esta foi a grande sensação do evento e é evidente que não é um dispositivo para qualquer um. A Microsoft, depois de muitos anos talvez tenha hardware equiparável em preço e público com os dispositivos da Apple.

Mas talvez ela estabelecendo este padrão e mostrando a sua proposta de valor no mundos dos desktops, possa encorajar outros fabricantes de hardware a produzir produtos para bolsos não tão abonados.

Creators Update

A atualização do Windows 10, que provavelmente estará disponível em Março de 2017, terá ferramentas para criação de objetos 3D, recursos de transmissão de games e procurar promover a realidade virtual, realidade aumentada para aquilo que algumas empresas estão começando a chamar de "realidade mista" através do HoloLens e outros dispositivos que chegarão em breve ao mercado.

Surface Book

O já conhecido Microsoft Surface Book recebeu um aumento de desempenho de bateria (para até 16 horas), para atender a uma demanda dos utilizadores. Possui armazenamento SSD de 256GB com processador Core i7, 8GB de RAM e uma GPU dedicada NVIDIA GTX 965M com 2GB de VRAM.

bottom of page