top of page
Buscar
  • Foto do escritorIgor Kondrasovas

Mach3 para Corte de Chapa


O software Mach3 transforma um típico PC em um controlador CNC. É muito rico de recursos e tem muita utilidade para aqueles que precisam de uma solução de comando numérico computadorizado.

O Mach3 funciona na maioria dos computadores equipados com sistema operacional Windows e sua função principal é controlar o movimento de motores (de passo e servo) através do processamento de código G.

Mesmo com uma grande quantidade de recursos, o Mach3 se tornou muito popular pela facilidade de uso, variedade de aplicações e diversidade de dispositivos e equipamentos compatíveis no mercado.

Seguem algumas funcionalidades e recursos do Mach3:

  • Converte um PC comum em um controlador CNC 6 eixos;

  • Permite importar diretamente arquivos DXF, BMP, JPG e HPGL através do LazyCam;

  • Visualizador de código G;

  • Gera código G através do LazyCam ou Guias;

  • Interface totalmente customizável;

  • Códigos M customizáveis e execução de macros VBscript;

O Mach3 é utilizado para controlar equipamentos como tornos, fresas, routers, laser, plasma, gravadores e usinagem de engrenagens.

Mach3 no Corte de Chapas

Muitas máquinas de corte utilizam como padrão o Mach3 para o comando CNC. Para que funcionem, é necessário carregar o código G contendo os comandos de movimento e máquina. Este código G deve vir de um sistema CAM.

O software CAM (manufatura auxiliada por computador) realiza a tarefa de analisar a geometria das peças que serão cortadas, definir a estratégia e o caminho da ferramenta percorrido e por final gerar o código G no "dialeto" do Mach3.

No exemplo, da imagem abaixo, vemos um tela do software SheetCAM, com a lista de opções de "pós processadores" compatíveis.

Configuração Pós Processador SheetCAM

Para o corte de chapas, seja se for oxicorte, plasma, laser, jato d'água, etc é comum que os sistemas CAM façam o aproveitamento da chapa através do melhor arranjo da disposição das peças, gerando o menor retalho e diminuindo o tempo de máquina.

Este processo é conhecido como nesting. Os primeiros programas de nesting apenas repetiam um determinado padrão de peça inúmeras vezes, até que chapa estivesse completa. Atualmente, os sistemas mais moderno fazem a otimização levando-se em conta a verdadeiro contorno de cada uma das peças.

Hardware Compatível

Outro motivo da popularidade internacional do Mach3 é a variedade de dispositivos de hardware compatíveis. Os chamados "Plugins" incluem controladores de eixo, visualizadores para smartphones, leitores de código de barras, DTHC para controle da altura da tocha, joysticks, etc.

A imagem a seguir mostra o exemplo de um controlador de eixo com conexão Ethernet, que pode ser utilizado por fabricantes e integradores em seus projetos.

bottom of page