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  • Foto do escritorIgor Kondrasovas

Software como serviço (SaaS)


Software como Serviço

Se perguntarmos o que é software como serviço (SaaS) para 5 pessoas, teremos pelo menos 6 respostas diferentes. Mas se fazermos um apanhado de todas as respostas, podemos chegar a uma primeira definição:

"Software entregue como um serviço hospedado e acessível por Internet."

Deixando de lado as definições, a grande mudança de mentalidade que existe com o software como serviço é:

  • Você deixa de ter "propriedade" sobre o software e passa a utilizá-lo pelo tempo que desejar, como qualquer outro serviço. No lugar de uma licença, o cliente passa a contratar uma assinatura;

  • A responsabilidade da aquisição, configuração e manutenção da infra estrutura (servidores, licenças de software e pessoal técnico) é totalmente do fornecedor;

  • Devido as novas tecnologias e o uso da internet para todas as operações, o fornecedor pode otimizar sua infra estrutura e o atendimento, oferecendo aos clientes custos reduzidos.

O Poder da Nuvem

A nuvem (ou simplesmente Internet se você preferir) acabou sendo uma alternativa natural para com que os softwares pudessem chegar nas micro e pequenas empresas, sem os custos e a burocracia dos sistemas tradicionais.

Trabalhando online, com segurança, disponibilidade, capacidade de expansão e qualidade, é possível para as empresas de software oferecer uma solução de fácil acesso, com suporte técnico individual e atendimento de primeira.

Uma vez que as informações e o processamento das tarefas é feita na nuvem, seus dados podem ser acessíveis de qualquer computador conectado a internet, bem como ser compartilhados com colegas de trabalho e fornecedores.

O vídeo a seguir, em inglês e com aproximadamente 4 minutos, mostra um centro da dados (datacenter) da Microsoft, onde toda esta estrutura de hardware e software fica instalada. Observe na qualidade profissionalismo e inovação tecnológica que estas empresas oferecem, se comparado aos tradicionais servidores que ficam dentro das próprias empresas:

Contratação de Software como Serviço (Saas)

Escolher qual software comprar para ajudar a empresa não é uma tarefa simples. O tempo para se fazer a escolha pode levar meses, e aquele software que hoje parece perfeito amanhã pode já não ser mais a solução ideal. Os processos mudam, as pessoas mudam e a empresa muda.

No software como serviço (SaaS) a contratação é feita por períodos, geralmente mensal ou anual. Assim, o processo de decisão envolve menor comprometimento financeiro, pois não estamos falando em um investimento que deve ter retorno no longo prazo. Estamos falando de uma despesa operacional que pode ser discutida no orçamento da empresa.

É natural que você precise com o tempo procurar outra solução ou mudar o nível da assinatura para mais ou menos recursos. O software como serviço traz esta liberdade.

Satisfação do Cliente

A empresa que se propões a desenvolver um software como serviço (Saas) tem no seu DNA a necessidade de oferecer um serviço de excelência se deseja prosperar no mercado.

Não existe neste tipo de empresa a prática de se "fechar a venda" e esperar que o cliente fique satisfeito. Nas empresas de software SaaS o atendimento de excelência é uma atividade diária, pois só assim os clientes irão renovar suas assinaturas. É preciso se manter no estado da arte da inovação.

Outra vantagem é que a maioria dos software como serviço possuem diversas modalidades com quantidade de recursos diferentes. Assim, não é preciso antever todos os recursos que você vai precisar.

É possível começar com uma assinatura mais básica e conforme a necessidade for surgindo mudar o tipo de assinatura para obter recursos mais avançados.

Exemplos de Software como Serviço (Saas)

Felizmente outras empresas já tradicionais no meio empresaria e de consumo perceberam o grande benefício do software como serviço e começaram a mudar seus produtos para este novo modelo. Vejamos alguns exemplos:

  • Pacote Microsoft Office 365 (Word, Excel, PowerPoint, Outlook, Access, etc.)

  • AutoCAD. As versões recentes só podem ser obtidas na forma de assinatura trimestral ou anual

  • Netflix- Filmes e séries online.

  • Spotify - Musicas Online

  • Drop box, One Drive, etc. Serviço de armazenamento em nuvem.

O Exemplo do Otimize Nesting

Quando criamos a primeira versão do Otimize Nesting, em 2007, desenvolvemos um "software de caixinha". Ou seja, um produto que podia ser comprado de prateleira, disponível em um CD com embalagem, manual etc.

Também conhecido como software on premisse, este modelo trouxe algumas dificuldades para chegar efetivamente na mão dos nosso clientes.

Licenciamento, distribuição, instalação, suporte técnico e atualizações se mostram alguns dos motivos que faziam com que os micro e pequenos fabricantes acabavam preferindo continuar produzindo peças como faziam antigamente. Sem auxilio dos planos de corte.

Este modelo tradicional de licenciamento "perpétuo", onde a empresa adquiria o software e passava a "possuir" o sistema trazia um risco agregado para o cliente.

Mesmo sem perceber, a decisão de compra era carregada de muita insegurança, pois qualquer sistema que apoie o dia a dia da empresa inevitavelmente muda o fluxo de trabalho, a interação entre as pessoas e os processos.

Assim, o processo de venda precisava ser feito da forma tradicional, com agendamento de visitas técnicas e comerciais, instalação de software, licenciamento, treinamento, acompanhamento etc. Isto nos colocaria no mesmo lugar das empresas tradicionais, onde atender apenas as grandes empresas funcionaria.

Com o tempo, percebemos que era possível mudar o modelo mental de como desenvolver software e criamos o Otimize Nesting que existe hoje, um software como serviço (SaaS), que utiliza o poder da computação em nuvem, com suporte técnico de primeria e que poder se contratado mensalmente.

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