top of page
Buscar
  • Foto do escritorIgor Kondrasovas

Software PCP - Planejamento de Corte


O software PCP precisa coordenar as ordens de produção das peças, com o material disponível em estoque e as máquinas existentes para se fazer o trabalho da programação do corte das chapas.

Na maioria das empresas, principalmente aquelas que não possuem máquinas CNC, o programador PCP não tem visibilidade ou previsibilidade do consumo de material, sucatas geradas e tempo de produção.

Sem o auxílio de software e outras ferramentas apropriadas, fica impossível saber estas informações até que todas as peças estejam produzidas. E esta situação não condiz com qualquer tipo de planejamento.

Apesar de antigo, o corte das chapas ainda é uma tarefa realizada sem o apoio de ferramentas de automação. Saber a melhor sequência de corte acaba sendo uma tarefa do operador da máquina, o que traz uma série de problemas, como erros de execução, inconsistência entre diferentes operadores, excesso de retalhos, dificuldade de se estimar custos, etc.

A imagem a seguir mostra um exemplo de um software PCP dedicado ao planejamento de corte. Contém um resumo com diversos planos de corte, de materiais e peças diferentes. Antes de se produzir as peças já se sabe o grau de aproveitamento do material, o tempo de corte, a quantidade de retalho, o peso das peças produzidas, etc.

O planejamento de corte pode ser feito pelo programador PCP, para saber antes do primeiro corte qual é o material que precisa ser separado, o número de operações, quantidade cortes, retalhos gerados, etiquetas para identificação das peças, etc.

Existe um paradigma de que estes software somente existem em máquinas avançadas de última geração. Mas isto é um dos mitos que existem sobre otimizadores de corte.

A seguir mostramos como um software PCP pode ajudar o programador deixar a produção em dia.

Movimentação de estoque

O otimizador de corte gera os diagramas de todas as chapas necessárias para a fabricação das peças. Com a quantidade de chapas definida, a movimentação do estoque é simplificada, pois saberemos com antecedência o material a ser separado.

Ordens de compra

Caso o material a ser cortado não existe, você pode utilizar o otimizador para saber a quantidade de chapas e fazer a compra exata do material. Caso o corte também seja terceirizado, você terá um documento que comprova que aquelas peças podem ser produzidas com a quela quantidade material.

Sobras e retalhos

Mesmo que você repasse o retalho para um sucateiro ou tenha um outro destino ao material, ele provavelmente é feito por um custo menor do que o material virgem. Menos retalhos significa menos sucata, menos movimentação de material, menos compras, armazenagem, etc.

Tempo de produção

Seja para corte feito com guilhotinas, serras, laser, plasma, oxicorte, jato d'água, router etc é possível contabilizar o tempo de corte das peças. Isto dá previsibilidade do processo de produção e ajuda os outros departamentos a fazer o calculo dos custos de produção.

Rastreabilidade

É possível imprimir etiquetas adesivas para cada uma das peças e imprimi-las na ordem de produção. Então assim que elas forem cortadas já podem ser identificadas para as etapas seguintes da produção.

bottom of page