top of page
Buscar
  • Foto do escritorIgor Kondrasovas

Como abrir arquivos DXF


Os arquivos DXF podem ser abertos em programas CAD, que são softwares para desenvolvimento de projeto. Existe uma infinidade de programas CAD no mercado, onde cada um é específico para um determinado tipo de projeto e quantidade de recursos.

Se você precisa apenas visualizar e imprimir um arquivo DXF pode utilizar um "visualizador de arquivos", que não permite modificar o arquivo mas pode ser suficiente para obter as informações sobre dimensões, geometrias, fabricação e também compartilhar de forma simplificada.

Visualizador DXF Gratuito

A título de exemplo, o Autodesk A360 possui um visualizador de arquivos gratuito e online, que suporta diversos formatos CAD. Basta carregar o arquivo, que pode estar no seu computador ou no DropBox, box ou Google Drive.

A imagem a seguir mostra uma tela do A360 com um arquivo DXF contendo uma simples geometria 2D.

Para quem prefere um software CAD para fazer ou modificar desenhos com geometrias mais simples, pode lançar mão de alguns CAD gratuitos, como DraftSigth 2017. Este software nós utilizamos diariamente para fazer limpeza nas peças, criar geometrias simples, fazer medições e outras operações de preparação para a fabricação e corte laser, plasma, etc.

A imagem a seguir mostra um exemplo de tela do DraftSight, que também está disponível gratuitamente para download em Português.

Existem softwares CAD para projeto mecânico, elétrico, estruturas metálicas, construção civil, móveis, vestuário, veículos, etc. Em cada uma destas áreas existem diversos fornecedores com uma extensa oferta de versões e pacotes, de acordo com o tipo de aplicação.

Origem do DXF

O formato DXF é um formato de arquivo para sistemas CAD "universal" desenvolvido pela Autodesk, criadora do AutoCAD e outros programas. Nativamente, o DWG é o formato padrão do AutoCAD, mas o DXF foi criado justamente para promover a troca de dados entre diferentes produtos CAD.

De qualquer forma, para abrir um arquivo DXF você vai precisar de um CAD completo ou de um visualizador. Uma alternativa adotada por muitas empresas é converter o DXF para um formato mais popular, como o PDF. Assim quem vai abrir o arquivo não precisa ter instalado nenhum programa especial.

Tanto o formato DXF quanto o formato PDF são vetoriais, ou seja, mantém a informação sobre as geometrias contidas no arquivo independente da escala de visualização utilizada. Popularmente se diz que um arquivo em vetor não "estoura" quando é ampliado ou reduzido.

Versões do Arquivo DXF

O padrão DXF foi evoluindo ao longo dos anos, para acompanhar a evolução dos recursos e tecnologias. Este é o principal motivo de erros ao tentar abrir arquivos DXF.

Cada software CAD ou visualizador é capaz de processar arquivos DXF de uma determinada faixa de versões. Alguns mais, outros menos. Por isso, se você tentar abrir um arquivo DXF compatível com AutoCAD 2013 em um programa que suporta até o formato 2010, existe a chance deste arquivo não abrir.

Para contornar este problema, as empresas costumam salvar os arquivos DXF nos formatos mais antigos possíveis, como forma de diminuir a chance de problemas para quem for abrir o arquivo.

Aqui em nossa empresa recebemos com muita frequência arquivos AutoCAD R12, que foi lançado em Junho de 1992. Só para termos uma ideia, em 1992 utilizávamos computadores como este da imagem a seguir:

A chance dos programas conseguirem abrir este formato é bem maior, mas acredito que não precisamos exagerar. O Otimize Nesting, por exemplo, suporta arquivos DXF 2000 ou mais recentes. Acho que 16 anos de compatibilidade já está bastante razoável.

Ajude-nos!

Se você gostou deste artigo compartilhe com seus amigos, enviando por email ou clicando nos botões de compartilhamento. Nós agradecemos muito!

bottom of page