Buscar
  • Igor Kondrasovas

O que um Software de Planos de Corte pode Fazer?


Frequentemente as empresas utilizam softwares de planos de corte que não são satisfatórios e se perguntam se não existe um jeito mais fácil. Mas como saber o que contém uma melhor solução?

Seguem alguns pontos importantes para ajudar na discussão dentro da empresa ou com os potenciais fornecedores.

Um software de planejamento de corte resolve uma diversidade de problemas, mas eles geralmente se agrupam nestas categorias.

1. Criação de Planos de Corte.

Quase que por definição, os softwares de planos de corte fazem um arranjo das peças em uma ou mais chapas para que a máquina realize o corte utilizando o mínimo de material.

Aqui existe um mundo de diversidade entre os diferentes sistemas, pois existem planos de corte retangulares, de geometria complexa, para perfis. Cada um deles pode ser adequado para os diferentes processos de corte como laser, oxicorte, jato d'água, plasma, serras e guilhotinas etc.

LEIA MAIS: Otimize Nesting vs Todos os Outros.

2. Poupar Material

Os softwares de planos de corte permitem melhorar a eficiência no uso dos materiais fazendo o planejamento de diversas peças em alguns minutos. Qualquer mudança de quantidades ou prioridades nos pedidos pode ser facilmente absorvida sem causar impacto na produção simplesmente recalculando os planos de corte, automaticamente.

Na verdade, quanto mais peças e mais complexa a geometria delas, mais opções os algorítmicos de otimização terão para entregar um planos de corte com alto grau de aproveitamento. Nós seres humanos temos a tendência de gastar muito mais tempo com situações mais complexas.

3. Aumento da Capacidade ou Produtividade

A produção de peças geralmente possui um gargalo tanto na programação do corte ou no tempo de setup da máquina. Os softwares de planos de corte podem remover estes gargalos automatizando a digitação das dimensões, geometria e quantidades das peças e também na geração dos arquivos da máquina.

Algumas fábricas gastam horas por dia preparando os planos de corte, enquanto as máquinas ficam paradas. Com um software de nesting é possível reduzir este tempo para décimos do tempo gasto atualmente, aumentando a ocupação das máquinas e liberando tempo das pessoas para outras atividades.

4. Criar código G (CNC)

Os softwares de nesting podem gerar código de máquina para controlar máquinas de laser, oxicorte, routers, seccionadoras, etc. O código G transmite as coordenadas X/Y para a ferramenta de corte seguir e na ordem elas devem ser cortadas.

As máquinas CNC geralmente acompanham um software de comando numérico. Mas ele apenas transforma este código G em movimentos de controle dos eixos do equipamentos.

O código G deve ser gerado por sistemas CAM e pós processadores específicos.

5. Manter a Produção em Dia

A coesão dos pedidos é prioridade para algumas empresas. É fundamental manter as peças de diferentes materiais, cortadas em diferentes chapas juntas e prontas simultaneamente para serem enviadas para a próxima etapa.

Os softwares de nesting podem gerenciar as peças durante o processo de fabricação, para que fiquem juntas, sem necessidade de sacrificar o índice de aproveitamento.

Estes itens acima apenas arranham a superfície do que pode se esperar de um software de planos de corte. Mais do que fazer o aproveitamento das chapas, servem para aumentar a produtividade, reduzir custos e diminuir o tempo de fabricação.

Ajude-nos

Se gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos por email ou utilizando as redes sociais. Deixe seu comentário.

#planodecorte #cnc #producao #cn

Posts recentes

Ver tudo

Experimentar Novamente

Você pode se inscrever no Otimize Nesting utilizando seu endereço de e-mail apenas uma única vez. Caso tente fazer uma nova inscrição com um endereço de e-mail já utilizado anteriormente, um erro irá