top of page
Buscar
  • Foto do escritorIgor Kondrasovas

Criando Ordem de Produção para o Corte de Chapa


Entender como funciona um software otimizador para o corte de chapa não é uma tarefa simples. Afinal, como saber se o tempo investido no aprendizado de uma ferramenta vai valer o esforço e vai deixar as ordens de produção em dia?

Por outro lado, é fácil medir o retorno que um otimizador de corte pode trazer. O principal benefício é a redução do desperdício de chapas. E esta economia é fácil de calcular, pois sabe-se quanto retalho ou sucata se gera e quanto custa cada quilo deste material quando novo.

É comum empresas reduzirem mais de 50% da sucata após a adoção de um software de planejamento de corte.

Primeiros Passos com o Otimize Nesting

Separamos um guia rápido com os primeiros passos para se obter esta economia de material e ainda diminuir o tempo de fabricação das peças.

Uma vez que você completou a instalação do Otimize Nesting, basta iniciá-lo e entrar utilizando seu email e senha cadastrados.

Na primeira utilização, nós criamos um exemplo de lista de peças e materiais para você começar já com algo pronto. Veja na imagem a seguir o exemplo "Minha OP":

Ordens de Produção

Está tela serve para você manter suas listas de peças, ordens de produção, projetos ou como você preferir se organizar. Sempre que quiser criar uma nova ordem de produção, clique em "nova op" no canto superior direito da tela.

Por agora, vamos utilizar a lista de exemplo. Basta fazer um clique sobre o nome para abrir esta ordem de produção, que terá uma lista de peças de exemplo, conforme imagem a seguir:

Lista de Peças

Esta tela contém todas as peças que você quer produzir, separadas por tipo de material. No Exemplo temos peças do material "Chapa 12mm" e "Chapa 18mm".

Você poderá criar seus próprios materiais, peças da maneira que preferir.

Por agora, vamos deixar esta lista como está e vamos fazer os planos de corte. Para isso, basta clicar na aba "Planos de Corte" na parte superior da tela.

Como se trata da primeira utilização, ainda não existe plano de corte para ordem de produção. Então basta clicar no botão "fazer o nesting" e aguardar os resultados.

A imagem a seguir mostra os planos de corte para esta ordem de produção.

Planos de Corte

Veja que o Otimize Nesting apresenta todos os planos de corte necessários e informações relevantes para cada material.

Você terá a quantidade de chapas, quantidade de cortes, grau de aproveitamento, quantidade de acabamentos, tempo necessário para o corte, a quantidade de peças e retalhos produzidos e seu respectivo peso. Explicaremos posteriormente como configurar o peso e o tempo para corte.

Observe também que apenas algumas chapas de cada material são exibidas. Esta é apenas uma restrição da versão de testes e que é removida após a contratação de qualquer uma das assinaturas.

Se preferir, pode visualizar os planos de corte da sua ordem de produção em tela cheia fazendo um duplo clique sobre o plano e corte escolhido.

Impressão e Relatórios

Agora você pode imprimir um documento contendo todas as informações e os desenhos dos planos de corte.

Se o seu equipamento de corte for convencional (serras, guilhotinas, etc) poderá utilizá-lo junto com o operador do equipamento para orientar nos cortes e ter certeza de que tudo está sendo executado como programado.

Clique na aba "Relatórios". Será apresentada uma série de opções de relatórios diferentes. Selecione "Relatório (Word)" para gerar um documento que poderá ser editado e salvo em outros formatos, da forma que preferir.

Se tiver um equipamento CNC, poderá salvar os planos de corte em formato CAD (.DXF) para ser enviado a máquina de corte.

Ajustes Importantes

Antes de começar a emitir as ordens de produção, certifique-se de que as seguintes configurações estejam corretas, de acordo com a sua realidade:

  • Distância entre peças (espessura do corte). Este valor depende da ferramenta de corte utilizada. Este valor geralmente varia entre 0mm e 10mm

  • Largura e Comprimento das chapas comerciais. Nós inserimos alguns materiais de exemplo para você começar. Mas vá cadastrando os materiais (blanks) que você utiliza e certifique-se de que a largura e comprimento que você especificar sãos os corretos.

Próximos Passos

Agora que você já sabe gerar suas próprias ordens de produção, poderá começar a ver os resultados práticos. Com o tempo poderá se beneficiar ainda mais adotando algumas práticas:

  • Definir mais de um tamanho comercial de chapa para cada material;

  • Utilizar etiquetas adesivas para rastreabilidade das peças;

  • Importar listas de peças prontas de outros programas;

  • Exportar os planos de corte para softwares CAM;

  • Calcular os custos de materiais, acabamentos e mão de obra;

Ajude-nos!

Compartilhe este artigo para seus amigos através do email e das redes sociais. Ficamos muito gratos!

bottom of page