top of page
Buscar
  • Foto do escritorIgor Kondrasovas

Por que não Posso Imprimir Diretamente para Minha Impressora de Etiquetas?


Os sistemas de software podem imprimir etiquetas adesivas para ajudar na identificação e rastreabilidade das peças produzidas após a criação do plano de corte.

Dependendo do modelo de impressora, é possível que a impressão seja direta a partir do sistema. Em outros casos pode ser necessário utilizar um aplicativo intermediário.

Listamos aqui três tipos de situações que dependem da marca e modelo da impressora de etiquetas escolhida. Em todos estes casos, falamos especificamente de impressoras de etiquetas (térmicas ou ribbon).

Impressão Direta

Esta é a situação mais simples e prática, onde a partir do software otimizador de corte, simplesmente seleciona a opção de imprimir as etiquetas e pronto!

Para que isto funcione, a sua impressora deve funcionar utilizando o sistema de impressão do Windows (Spooler de Impressão). Exemplos de impressoras que funcionam desta forma são a Brother QL-570 e Dymo 450 entre outras.

Impressão Direta, com Protocolo Específico

Este cenário também permite imprimir diretamente do software para a impressora, mas pode requer um trabalho de customização. Estas impressoras não utilizam o Spooler do Windows e para funcionar possuem um protocolo de comunicação específico como o ZPL, EPL etc.

Nestes casos, a empresa desenvolvedora do software de planos de corte precisa verificar se o modelo e a marca da

impressora pretendida já está compatível com o sistema. Se não estiver, é possível implementar este protocolo, desde que o fabricante da impressora forneça esta informação (protocolo aberto).

Podemos citar as impressoras Zebra e Elgin L42 como exemplos de equipamentos que funcionam desta forma.

Impressão Através de Software Próprio

Este é o caso onde é necessário utilizar um software terceiro para fazer a impressão das etiquetas. Neste caso o otimizador de corte vai criar um arquivo padrão (.csv, txt, etc) com as informações das etiquetas e o software terceiro irá preparar as informações, definir o layout da etiqueta e fazer a impressão.

Esta opção também pode ser muito útil caso você queira criar os seus próprios layouts de etiquetas, colocando código de barras, logomarcas, etc. Geralmente os fabricantes de impressoras de etiquetas oferecem um software para fazer etiquetas customizadas.

Temos um artigo mostrando como fazer esta customização com uma Impressora Pimaco SLP e o software Smart Label Creator.

Etiqueta Customizada

Antes de Escolher a Impressora

Nós estamos sempre disponíveis para ajudar nossos clientes na compra do tipo de impressora mais adequada a cada necessidade. Entre em contato conosco para solicitar ajuda.

bottom of page