top of page
Buscar
  • Foto do escritorIgor Kondrasovas

Listagem de Peças - Planos de Corte


Depois que o otimizador de corte gerou todos os planos, podemos salvar uma listagem de peças para ajudar na produção.

Esta listagem de peças pode ser utilizada para criação de etiquetas adesivas, utilizada na rastreabilidade do processo, ou simplesmente para conferência da produção.

Diferente da listagem de peças que é obtida nos softwares de projeto (CAD), esta listagem de peças já vem ordenada por material e por chapa, para facilitar o trabalho de etiquetar cada peça a ser produzida.

A imagem a seguir mostra o resultado de uma listagem de peças, onde é possível ver quais as informações ela contêm:

Material: Identifica o material que é utilizado para fabricação da peça;

Plano de Corte: Identifica o número do plano de corte. O plano de corte aqui significa um diagrama ou mapa de corte da chapa. Dependendo da quantidade de peças, cada material pode conter diversos planos de corte;

Chapa: Identifica qual o número da chapa para o plano de corte. Esta informação pode ser confundida com a coluna "Plano de Corte", mas é diferente.

Caso exista mais de uma chapa que deve ser cortada exatamente igual, elas farão parte do mesmo plano de corte. Ou seja o mesmo diagrama de corte é utilizado mais de uma vez para cortar duas ou mais chapas;

Ordem de Produção: Simplesmente identifica o nome da ordem de produção que a peça pertence;

Referência: É o nome que identifica a peça. É exatamente o mesmo nome que foi definido no momento da inclusão das peças na ordem de produção.

O utilizador escolhe este nome e geralmente corresponde a função da peça ou algum código específico que a empresa utiliza;

Largura: Especifica a largura de peça;

Comprimento: Especifica o comprimento da peça;

Quantidade: Define quantas peças iguais a esta deverão ser produzidas. Assim, você pode conferir se todas as peças foram produzidas;

Rastreabilidade

Estas colunas da listagem de peças contém informação suficiente para que você possa dar continuidade ao trabalho de rastreabilidade e conferência da produção.

Por estarem separadas por material, depois por plano de corte e posteriormente por chapa, caso queira fazer a impressão de etiquetas ou conferência das peças produzidas.

Para listagem de peças extensas, com muitas peças, esta separação resulta em um ganho de produtividade na organização do trabalho.

Impressão de etiquetas

Apesar dos otimizadores de corte possuírem recursos para impressão direta de etiquetas, uma listagem de peças como esta confere flexibilidade de se criar suas próprias etiquetas, no tamanho que quiser e com as informações que precisar.

Você pode criar por exemplo uma mala direta de etiquetas no Word ou ainda utilizar o programa que acompanha a sua impressora de etiquetas para criar um layout totalmente personalizado.

Ajude-nos!

Gostou deste artigo? Então ajude-nos compartilhando com seus amigos por email ou nas redes sociais.


bottom of page