top of page
Buscar
  • Foto do escritorIgor Kondrasovas

Dimensões de Chapas - Como Escolher


Os fabricantes de chapas oferecem diversas dimensões de uma determinada chapa. Escolher qual dimensão utilizar pode ser uma tarefa complexa.

Complexa porque precisamos considerar o preço da chapa, que nem sempre é proporcional ao tamanho, a geometrias das peças produzidas, sua quantidade, o espaço para armazenamento e o maquinário utilizado no corte.

Diferente das normas técnicas para especificações e tolerâncias das espessuras e composições, a largura e o comprimento das chapas estão mais relacionadas a gestão da produção, para se obter melhor eficiência operacional.

Para saber quais as dimensões de chapas utilizar, a melhor opção é fazer o planejamento do corte, oferecendo ao software otimizador as opções que você tem disponível.

Os planos de corte resultantes podem utilizar apenas um das dimensões ou uma combinação com diversos tamanhos diferentes, sempre com o objetivo é evitar o desperdício.

Apesar dos fabricantes fornecerem chapas com diferentes dimensões, é importante consultar o seu distribuidor ou prestador de serviço para se certificar que ele tem estes tamanhos disponíveis na sua região.

Como Configurar os Tamanhos de Chapas

Na tela principal do Otimize Nesting, clique na aba "Chapas". Será exibida uma lista com todas as chapas cadastradas.

Escolha o material que deseja adicionar mais tamanhos de chapas fazendo um click sobre ele.

Será exibida a tela de edição da chapa, semelhante a imagem a seguir. Você poderá observar que na seção "Tamanhos" é possível especificar uma ou mais dimensões diferentes para este mesmo material.

Dimensões de Chapas

Adicione quantos tamanhos você quiser. Também é possível especificar o preço de cada uma desta chapas individualmente. Geralmente, cada tamanho possui tem um preço diferente.

Como o Otimizador de Corte Escolhe as Dimensões

O principal objetivo do software otimizador de cortes é obter um bom aproveitamento da matéria prima para a produção das peças especificadas. Este é o principal critério para a escolha de qual tamanho será utilizados nos planos de corte.

Existem algumas restrições que podem obrigar ou impedir o uso de alguns tamanhos.

Nos casos onde as peças a serem produzidas são muito grandes e cabem apenas em um ou outro tamanho, o otimizador vai ser "forçado" a utilizar esta chapa, mas vai também se preocupar em "preencher" esta chapa com outras peças, para que o grau de aproveitamento seja o máximo possível.

Ajude-nos!

Gostou deste artigo, então compartilhe com seus amigos por e-mail ou pelas redes sociais. Agradecemos muito!

bottom of page