top of page
Buscar
  • Foto do escritorIgor Kondrasovas

Imprimir Etiquetas do Plano de Corte Utilizando o Word


Este guia vai ajudar você a imprimir etiquetas para as peças do seu plano de corte. Ao invés de fazer a impressão direta utilizando o Otimize Nesting conectado a uma impressora de etiquetas, vamos utilizar uma impressora comum com etiquetas para escritório em conjunto com o Microsoft Word.

LEIA TAMBÉM: Como imprimir diretamente utilizando a impressora Smart Label Printer (SLP) da Pimaco.

Esta tarefa é separada em duas etapas: A primeira etapa é realizada no Otimize Nesting e consiste em criar um arquivo contendo uma listagem de todas as peças do plano de corte. A segunda etapa é realizada no edito de texto Microsoft Word.

Etapa 1: Criando a Listagem de Peças

Esta primeira etapa é bastante simples. Utilizando o Otimize Nesting, você vai exportar um arquivo no formato CSV (valores separados por vírgula) que conterá informações de todas as peças do planos de corte. Etiquetas para sobras também serão impressas.

Inicie o Otimize Nesting e abra o plano de corte que deseja criar etiquetas. Depois, vá para a aba "Relatórios", conforme a imagem a seguir:

Relatórios do Plano de Corte

Agora, faça um duplo clique sobre o item "Lista de Peças". Quando fizer, será solicitado indicar o nome e local do arquivo que será criado. Por padrão o nome vem automaticamente preenchido com o nome da ordem de produção ou do projeto.

Clique em "salvar" e quando estiver pronto, será exibida uma mensagem confirmando a exportação do arquivo.

Etapa 2: Configurar as Etiquetas no Word

Você vai precisar configurar o layout da etiqueta apenas uma vez. Depois, ao fazer a mesclagem, o documento que você configurar com o layout das etiquetas será o seu documento principal.

No documento principal, você pode configurar qualquer conteúdo que deseja repetir em cada etiqueta, como a logo da empresa por exemplo.

Cada folha de etiqueta tem o seu tamanho específico e contém uma certa quantidade de etiquetas com dimensões específicas.

Para configurar o documento principal, basta fazer com que as dimensões no documento sejam iguais as dimensões da folha de etiquetas que estiver utilizando.

1 - Abra o Microsoft Word. Por padrão, um documento em branco será criado. Se não for, crie um novo documento em branco.

2 - Na guia Correspondências, dentro do grupo Iniciar Mala Direta, selecione a opção Iniciar Mala Direta.

3 - Clique em Etiquetas.

4 - Na caixa de diálogo Opções de etiqueta, existem diversas escolha a fazer.

  • O tipo de impressora que está utilizando para imprimir as etiquetas

  • O fabricante das etiquetas

  • O modelo da etiqueta utilizada

5 - Dentro de Informações da Impressora, clique no tipo de impressora que vai utilizar para imprimir as etiquetas

6 - Na lista Fornecedores de etiquetas, clique no nome do fabricante das etiquetas que está utilizando.

Infelizmente os principais fornecedores de etiquetas aqui no Brasil (Pimaco, MaxPrint, etc) não aparecem nesta lista. Mas você vai poder fazer a impressão assim mesmo. Terá apenas que fazer algumas customizações.

7 -Meça as etiquetas na folha que você possui e tome nota das medidas e quantas etiquetas cabem em uma folha.

Na lista Número do Produto, selecione uma etiqueta que possui dimensões similares a que você está utilizando. Se não encontrar, poderá clicar em Detalhes para alterar as dimensões ou então Nova Etiqueta para criar a sua própria.

8 - Depois de configurar as dimensões da etiqueta, clique em OK.

Etapa 3: Conectar as Etiquetas com os dados da Lista de Peças

Para fazer a mesclagem das peças do plano de corte nas etiquetas, é preciso conectar as etiquetas com a lista de peças criada no Otimize Nesting.

1 - Com o documento principal do Word aberto, no grupo Iniciar Mala Direta dentro da Aba Correspondências, clique na opção Selecionar Destinatários e depois Usar uma Lista Existente.

2 - Localize o arquivo .CSV que você exportou no Otimize Nesting e clique em Abrir.

3 - Na caixa de diálogo Conversão de Arquivo, selecione a codificação Windows (padrão) e depois clique em OK.

Etapa 4: Adicionar Campos as Etiquetas

Após conectar as etiquetas as peças do plano de corte, você estará pronto para adicionar espaços reservados que indicam onde os dados da peça aparecerão em cada etiqueta.

Você também pode digitar o texto que deseja repetir em cada etiqueta, como o logotipo da empresa.

Os espaços reservados para os endereços são chamados de campos. Os campos disponíveis no Word correspondem aos cabeçalhos de coluna do arquivo .CSV gerado no Otimize Nesting.

Ao colocar um campo na etiqueta original configurada no documento principal de etiquetas, você indica que determinada categoria de informações, como o nome ou o tamanho da peça, deve aparecer nesse local.

O que ocorre ao mesclar?

Quando você realiza a mala direta, as informações da primeira linha no arquivo de dados substituem os campos da primeira etiqueta. Em seguida, as informações da segunda linha no arquivo de dados substituem os campos da segunda etiqueta e assim por diante.

Exemplo

Ao criar etiquetas, você pode vincular qualquer título de coluna do arquivo de dados a um campo em uma etiqueta.

Por exemplo, suponha que você queira inserir o nome da peça, a largura e o comprimento em cada uma das etiquetas.

1 - No Word, vá até a aba Correspondência, no grupo Gravar e Inserir Campos, clique em Inserir Campo de Mesclagem. Selecione o item Referência.

2 - Repita a operação para os campos Largura e Comprimento, fazendo o ajuste no documento para ficar com a disposição desejada. A imagem a seguir mostra os campos adicionados a etiqueta.

Observe que é necessário adicionar os campos em todas as etiquetas de uma folha inteira. O documento principal necessita ter a primeira página completa para todas as etiquetas da página.

Observe também que no início da segunda etiqueta em diante, existe um campo <<Próximo registro>>. Este campo é necessário para indicar ao Word que a partir deste ponto, todos os campos se referem a próxima linha da lista de peças. E assim por diante.

Etiquetas no Word

Etapa 5: Visualizar e Imprimir as Etiquetas

Após adicionar os campos à etiqueta original configurada no documento principal de etiquetas, você estará pronto para visualizar os resultados da mala direta.

Quando estiver satisfeito com a visualização, conclua a mala direta e imprima as etiquetas. É possível salvar este documento principal de etiquetas para uso futuro.

Visualizar a mala direta

É possível visualizar suas etiquetas e fazer alterações antes de realmente completar a mesclagem.

1 - Na aba Correspondências, no grupo Visualizar Resultados, clique em Visualizar Resultados.

Visualizar Etiquetas

Passe pelas páginas de cada etiqueta usando os botões Próximo Registro e Registro Anterior no grupo Resultados da Visualização.

Concluir a mala direta

Para imprimir as etiquetas, faça o seguinte:

1 - Na aba Correspondências, no grupo Concluir, clique em Concluir e Mesclar e clique em Imprimir Documentos

2 - Especifique que a impressão será todo o conjunto de etiquetas. Clique em OK e em seguida será aberta a caixa de diálogo de impressão, para você escolher a impressora e imprimir as etiqueta.

Etapa Opcional (Recomendada)

Recomendamos salvar o documento principal de etiquetas se você pretende utilizá-lo em outra mala direta. Ao salvar o documento principal de etiquetas, você também salva sua conexão com o arquivo de dados.

Na próxima vez que abrir esse documento, o Word solicitará a você para especificar se vai ou não mesclar as informações do arquivo de dados ao documento principal de etiquetas novamente.

Ajude-nos!

Gostou deste artigo? Então compartilhe por email ou pelas redes sociais. Ficamos gratos!

bottom of page