top of page
Buscar
  • Foto do escritorIgor Kondrasovas

Margem nas Bordas da Chapa


As chapas utilizadas na fabricação de peças, sejam elas MDF, aço, acrílico, vidro etc. apresentam imperfeições quando chegam no processo do corte.

Estas imperfeições são causadas durante a estocagem ou transporte entre o fornecedor até a empresa ou até mesmo internamente.

Na prática, antes de se iniciar o corte das peças, é necessário cortar um filete ou refilo do material para descartar estas imperfeições.

O software de planos de corte contém uma configuração especial onde definimos uma margem de segurança nas bordas da chapa para compensar estas eventuais imperfeições.

Por isso é necessário ajustar corretamente no software as dimensões da chapa e a margem de segurança.

Configurando as Margens da Chapa

Fazer esta configuração no Otimize Nesting é muito simples.

Na tela principal, clique no link "configurações", localizado no canto superior direito do programa, conforme ilustrado na imagem a seguir:

Margem nas bordas da chapa

No lado esquerdo, selecione o item "Margem da Chapa" e no lado direito configure a distancia de borda que será removida.

NOTA: O otimizador de corte vai descontar este valor dos quatro lados da chapa.

Exemplo

A imagem a seguir mostra o exemplo de um plano de corte de peças para máquinas CNC, com uma margem de 20 mm nas bordas do material.

A linha vermelha externa representa as dimensões da chapa e a linha vermelha mais interna a margem da chapa.

Margem do plano de corte

Para fins de planejamento e programação da produção, o valor que se perde com esta margem entra na conta do aproveitamento como material descartado, ou seja, faz parte do índice de sucata gerada, pois é material que não poderá ser reutilizado.

Ajude-nos!

Gostou deste artigo, então compartilhe com seus amigos por email ou através das redes sociais. Ficamos gratos!

bottom of page