Buscar
  • Igor Kondrasovas

Agrupamento de Materiais

O Otimize Nesting nasceu para ajudar o pequeno fabricante na produção. Então ele possui o conceito de "Ordem de Produção", onde uma demanda de fabricação de diferentes peças (e diferentes tipos de chapas) precisa ser atendida.


Quando você cria uma ordem de produção, a primeira coisa que você precisa fazer é escolher o primeiro material que deseja "lançar" as peças. Então, você insere todas as peças deste material. Depois basta repetir a operação para todos os outros materiais.


Por exemplo, se a ordem de produção contém peças dos materiais:

  • Chapa 12mm

  • Chapa 18mm


Então todos os planos de corte, relatórios e outros arquivos gerados serão agrupados or estes materiais.



Diversos tipos de chapas em uma mesma ordem de produção

Atenção com os erros de digitação

Precisamos evitar os erros de digitação na hora de inserir os materiais. Por exemplo, se você cadastrar os seguintes materiais:


  • MDF Branco 15mm

  • MDF Branco 15 mm


O Otimize Nesting considera que são dois materiais diferentes, pois o segundo material possui um "espaço" entre o "15" e o "mm". As peças cadastradas nestes materiais nunca serão agrupadas, pois o software considera que são materiais diferentes.


Atenção com a importação do Excel


Outro ponto de atenção é quando importamos as listas de peças do Excel. Na hora de importar, o Otimize Nesting também diferencia pequenas variações de espaços, acentos, letras maiúsculas ou minúsculos.


Qualquer pequeno detalhe fará a diferença e no final você verá dois materiais separados em seus relatórios.


Caso este problema tenha acontecido com você, saiba que pode alterar o tipo de material, mesmo que já tenha digitado ou importado. Assim, não precisa refazer tudo.


Dicas


Aconselhamos a padronizar a nomenclatura dos diversos tipos de chapas utilizadas e tomar atenção redobrada ao cadastrar um novo tipo de material, verificando se já não existe algo igual cadastrado.


Caso importe uma planilha do Excel, então nosso sugestão é utilizar recursos como copiar e colar (CTRL+C e CTRL+V) para evitar erros.