top of page
Buscar
  • Foto do escritorIgor Kondrasovas

Aproveitar diversos tamanhos de chapa?

Pergunta: Existe como lançar, o meu plano de corte, sendo 11 chapas na medida padrão 1840 x 2570 (mdf) + 4 pedaços que tenho em medidas diversas pra utilizar no aproveitamento?


Resposta: Sim! Esta configuração é possível e indicada para permitir que Otimize Nesting escolha a melhor combinação de chapas a utilizar.


Isto pode ser feito no cadastro de materiais, conforme a imagem a seguir. Na imagem, o exemplo utilizado na pergunta.



Cadastro de diversos tamanhos de chapa
Cadastro de diversos tamanhos de chapa

Neste exemplo, existem cinco tamanhos distintos de chapa para a chapa Branco MDF 15. No momento de realizar o plano de corte, o Otimize Nesting irá procurar, dentre estes tamanhos, os melhores para utilizar, como objetivo de maximizar o aproveitamento do material.


Dica

Não é preciso refazer a lista de peças a cortar, ou cadastrar uma nova ordem de produção. Estas dimensões fazem parte do cadastro do material. Toda vez que o nesting for feito, o Otimize Nesting irá "olhar" esta lista e utilizar aquilo que estiver disponível.


Exemplificamos a seguir alguns casos de uso comuns para este recurso.


Diminuição de sobras

Quando existem muitas sobras de trabalhos anteriores e você quer utilizá-los antes de consumir uma chapa padrão nova, pode lançar estas medidas aqui e deixar que o Otimize Nesting escolha as melhores opções.


Meia chapa

Outro caso bastante frequente é para empresas prestadoras de serviço de corte que vendem "meia chapa". Basta lançar esta meia medida nesta área e deixar que software faça a melhor combinação entre chapas inteiras ou meia chapa.


Simulações

Muitas vezes, você ainda não sabe qual o melhor tamanho de chapa padrão para comprar, dentre diversos disponíveis no seu fornecedor. Então você pode fazer algumas simulações com diversos tamanhos e quantidades. Se tiver flexibilidade no fornecimento, pode lançar todos os tamanhos disponíveis e depois adquirir os tamanhos e quantidades utilizadas no plano de corte.



bottom of page