Buscar
  • Igor Kondrasovas

Corte em Estágios e Guilhotinado

O corte de peças retangulares pode ser realizados por diversas ferramentas de corte. Tesouras, serras, guilhotinas, facas, seccionadores, etc.


Cada um destes equipamento possui características, funções e também restrições. Estas particulares precisam ser corretamente configuradas no software de otimização de corte, para que o plano gerado seja factível de ser executado na produção e que o melhor aproveitamento do material seja feito.


As vezes, é necessário comprometer um ótimo aproveitamento para atender alguma restrição do processo de corte, como comprimento máximo da serra, não gerar retalhos pequenos na bordas da chapa, limitar o número de tombamentos da chapa, etc.


O Otimize Nesting, na sua configuração padrão realiza um tipo de "corte em estágios" que equilibra o melhor usa da matéria prima, com o número de operações com a chapa.


Porém, é possível fazer um outro tipo de corte que chamamos de "corte guilhotinado" onde o número de operações de manipulação da chapa não é tão importante, dando então liberdade para que o software otimizador encontre uma solução mais eficaz.


Observe os planos de corte nas duas imagens a seguir. As peças, chapas, quantidades, espessura de corte, margens, etc são idênticas.


Porém percebemos que os o número de retalhos gerados e de cortes necessários são diferentes.


Plano de Corte em Estágios

Número de Retalhos: 13

Número de Cortes: 47


Plano de Corte em Guilhotinado

Número de Retalhos: 10

Número de Cortes: 44


O aproveitamento do material também é idêntico (96,49%), pois aqui consideramos a espessura do corte igual a zero. Caso contrário os resultados poderiam ser ligeiramente diferentes.


Por outro lado o corte guilhotinado requer maior atenção na execução, pois pode demandar mais ajustes e manipulação da chapa. Este trabalho demanda tempo, então é preciso colocar na ponta do lápis qual é a melhor configuração.


Se você possui um estudo de caso diferente e gostaria de comparar os resultados utilizando estes dois métodos, entre em contato conosco.

Posts recentes

Ver tudo

Experimentar Novamente

Você pode se inscrever no Otimize Nesting utilizando seu endereço de e-mail apenas uma única vez. Caso tente fazer uma nova inscrição com um endereço de e-mail já utilizado anteriormente, um erro irá