top of page
Buscar
  • Foto do escritorIgor Kondrasovas

Cortes Retos com Router CNC

Este artigo mostra como utilizar o Otimize Nesting para gerar planos de corte de peças retangulares que serão cortados em routers CNC.


Geralmente os cortes retos, aqueles que irão produzir peças retangulares, são produzidos com o uso de guilhotinas e serras, devido a sua velocidade e simplicidade na operação.



Para as routers, geralmente ficam os cortes de geometrias mais complexas, vindas de arquivos dxf feitos no CAD que contém linhas, arcos etc.


Mas isto não é uma regra. Uma router pode cortar peças retangulares sem maiores problemas.


Vejamos como fazer isto no Otimize Nesting:


O primeiro passo é cadastrar as peças que deseja produzir. Esta etapa é fundamental, pois dependendo da forma que fizer isso, o Otimizador de corte irá definir que tipo de ferramenta de corte está utilizando (serra/guilhotina ou router CNC) por exemplo.


O segredo aqui é que ao invés de cadastrar as peças digitando manualmente a largura e o comprimento, você deve importar um arquivo .dxf contendo a geometria retangular.


A imagem a seguir mostra o local onde a opção de adicionar peça em .DXF se localiza:


Adicionar peça a partir de arquivo CAD (.dxf)
Adicionar peça a partir de arquivo CAD (.dxf)

Dica: É possível adicionar diversas peças em um único arquivo .DXF. O Otimize Nesting, ao adicionar o arquivo irá separar cada geometria em um item na lista de peças. O Importante é que o arquivo contenha apenas as peças, sem textos, legendas, linhas auxiliares, cotas etc.


Adicionar peças a partir de um arquivo .DXF dirá ao Otimizador de corte que este plano de corte será produzido por uma máquina CNC e que as peças podem conter qualquer geometria.


Depois de feito o plano de corte, basta exportá-lo no formato .DXF e então o contorno de todas as peças estará lá, considerando o espaçamento das peças, margens etc.


A imagem a seguir mostra um exemplo de plano de corte com cortes retos no formato .dxf


Plano de corte para routers CNC
Plano de corte em DXF para routers CNC

É possível configurar a sua assinatura para que neste arquivo dxf esteja um retângulo com as dimensões da chapa bruta. Por padrão esta opção esta inativa e apenas as peças são exportadas.


Observação

Se ao invés de adicionar as peças utilizando um arquivo .DXF, você cadastrar a largura e o comprimento de cada peça, a exportação em .DXF poderá ser feita da mesma maneira. A diferença é que no lugar do contorno da peças, haverá apenas as linha de corte, assumindo que a operação será feita com serra ou guilhotina.


A imagem a seguir mostra este caso:


Plano de corte em .DXF para serras e guilhotinas
Plano de corte em .DXF para serras e guilhotinas

Existe algum outro tipo de exportaçao que conheça e que gostaria de ver funcionando no Otimize Nesting? Deixe sua mensagem.

bottom of page