Buscar
  • Igor Kondrasovas

Por que alguns cortes saem ilegíveis?

Quando o Otimize Nesting gera um relatório contendo o plano de corte, ele precisa colocar todas as informações necessárias para o operador.


É importante que estas informações sejam legíveis. O desafio acontece quando a ordem de grandeza entre as peças são muito diferentes entre si.


Exemplo


Observe nas peças localizadas na parte direita da imagem abaixo. As informações estão ilegíveis. O operador terá dificuldade em executar estes cortes com equipamentos manuais (serras, guilhotinas, etc.).

Peças pequenas podem comprometer a visualização

O mesmo problema ocorre auando a matéria-prima (chapa bruta, perfil, bobinas, tubo etc.) é muito comprida quando comparado à largura. A visualização do plano de corte também ficará comprometida, conforme imagem a seguir.

Plano de corte para perfil. Ajustes são necessários.

Para o caso de materiais "lineares", existem algumas alternativas descritas neste artigo.


O Problema


Todos os cortes e indicações precisam caber em uma folha de papel, mantendo todas as proporções do desenho.


Como visto nos exemplos, a dificuldade de visualizacão é uma consequência da diferença entre as dimensões.


Entendemos que existem muitas ferramentas e processos de corte que são manuais e que o relatório em papel ainda é importante no ambiente de fabricação.


O uso de legendas como alternativa para minimizar o problema, em nosso entendimento, traz mais confusão do que simplicidade.


Uma Alternativa Prática


Uma solução criativa é o uso de uma sobra de chapa com dimensões pequenas para fazer o corte de peças menores.


Observe a figura abaixo: A chapa possui 72x150mm, bem menor que uma chapa bruta. Nela serão cortadas peças como 10x12mm, que são relativamente pequenas para a maioria dos casos.


Observe que até mesmo os retalhos (um deles com 3mm de largura) podem ser lidos no relatório com facilidade.


Esta alternativa não é a ideal, mas pode ser uma solução quando o corte de peças pequenas é muito frequente.


Outras Alternativas


Utilizar o Otimize Nesting para visualizar, com ampliação (zoom) a região onde existe dúvida quanto as informações. Esta alternativa requer que o computador esteja próximo do equipamento de corte.


Utilizar máquina de corte automática, como seccionadora, router CNC. Para as seccionadoras, os ajustes dos comprimentos e a orientação na sequência de operações é fornecida pelo painel de comando da máquina. O Otimize Nesting realiza integração com máquinas seccionadoras.


Para máquina CNC, como routers e fresas, o Otimize Nesting exporta os planos de corte em formato .DXF. Depois, basta realizar o CAM para a geração do comando de máquina.


Possui outra alternativa ou sugestão para facilitar a visualização dos planos de corte? Deixe seu comentário.


Posts recentes

Ver tudo

Experimentar Novamente

Você pode se inscrever no Otimize Nesting utilizando seu endereço de e-mail apenas uma única vez. Caso tente fazer uma nova inscrição com um endereço de e-mail já utilizado anteriormente, um erro irá